segunda-feira, 21 de junho de 2010

Que frio!

E o inverno chegou...congelaaaaaaando! Que frio!

Segundona, depois de um jogo de basquete, volei, handball, tênis? Ah, não, futebol! hahaha
Cara, se não fosse aquele gol de braço, eu tinha ganhado o bolão aqui de casa. Mas tudo bem, melhor 3 x 1 do que do 2 x 1 HAHAHA

Então, acabei comendo pipoca demais ontem. Mas depois me dei conta...último comprimido da cartela, TPM, fome...hmmmm! Pego leve essa semana toda pra recuperar a pipocada de ontem. Também não foi nada que tenha estragado minha semana, nem meus planos de emagrecer!

Bom, deixa eu explicar a história da anorexia!

Quando eu tinha 12 anos, minha mãe me chamou e disse "filha, acho que vc tá meio gordinha, vamos ao nutricionista pra arrumar sua alimentação!"

Pois bem, foi aí que eu emagreci, e fiquei no peso ideal. Porém, sempre neurótica com minha aparência. Com 20 anos, fiz um intercâmbio e voltei gordinha, com uns 74 quilos. Aí, lá fui eu fazer dieta. Emagreci como nunca, sério, eu simplesmente não sentia fome. Queria voltar aos meus 60/62 quilos. Comia perfeitamente, lindamente, até que cheguei aos 60 quilos de sempre. Só que eu me acostumei a comer pouco (pelo menos era o que eu pensava...achava que tava comendo o que precisava e que estava tudo bem). Daí continuei comendo o que tava comendo, só que cada vez tirando um pouco de coisa do meu cardápio. Não comia banana, preferia a mexirica. Troquei a maçã grande pela maçã da turma da mônica...enfim, quase que parei de comer. Consumia no máximo 700 kcal por dia...Estava com 52 quilos. IMC 17,17 kg/m². E me achava ainda mais gorda do que quando voltei do intercâmbio, com 74 kg.

Até que um dia minha mãe chegou pra mim e disse "filha, acho que vc tá anoréxica, vamos ao psiquiatra arrumar sua cabeça".

E aí começou a batalha, procurei ajuda e fui engordando, até voltar ao meu peso ideal, de 59/60 kg (com apoio de nutricionista, psiquiatra, clinico geral e o diabo a quatro).

Fiquei um tempo com o peso ideal, que era ideal pra mim e pra eles. Eu tava feliz com aquele peso. E aí chegou a depressão (causada pelos remédios do tratamento), a ansiedade e as compulsões alimentares (causadas pela privação dos alimentos, que eu passei por tanto tempo).

E agora, com acompanhamento nutricional, quero voltar aos 60 quilos. Lembro: com acompanhamento nutricional! Fico feliz com 62, se o meu nível de gordura corporal tiver dentro do adequado (to com 1% a mais do que posso ter/gostaria de ter).

Sei dos riscos que uma dieta trás, e todas nós, mesmo as que tem um IMC mais elevado, correm o risco de entrar na nóia da anorexia. Eu ainda tomo alguns remédios, por que anorexia é um transtorno alimentar grave, e tem que ser tratado a vida toda. Mas não se enganem, nem todo anoréxico é magro! A pessoa tem a doença ali, adormecida, e um dia ela se desenvolve. É bem complexo.

Agora eu vou emagrecer com acompanhamento. Todo mundo aqui em casa é ligado na minha alimentação. É até ruim, porque tipo, sábado, tava todo mundo comendo chocolate e eu disse não. Minha mãe ficou branca, meu pai levantou a sobrancelha e eu, tive que explicar que só não tava afim, mas que depois tomava um copo de leite na frente deles pra provar que a doença não tinha voltado....

Prometo emagrecer só o necessário, e prometo emagrecer com consciência. Essa semana emagreci sem me privar de nada. Tomei chocolate quente, comi chocolate três vezes e, até pão de queijo eu comi. Só que na quantidade certa e sem neura. É assim que quero emagrecer. E é assim que vou voltar a pesar 60 quilos. SEM NEURA! Afinal de contas, eu sei o que eu passei, e não quero e não vou passar por aquilo de novo!

Beijinhos e boa semana!

2 comentários:

Cris disse...

Amiga,
Vc é forte msm, nao deve ser fácil superar não. Acho que vc teve ajuda valiosa da familia e dos medicos, e ajuda certa, pq tem muita ajuda errada por aí né...Legal saber que hj vc tá no caminho certo, no equilibrio, e tenho certeza que muito mais feliz tb, né amiga?
Bjao Cris.

Denise disse...

Oi Rafa, legal ler sua experiência de vida. Isso te causou sofrimento mas tbem te ensinou muita coisa né? Você tem uma cabecinha muito no lugar, viu? vc vai conseguir sim seu peso ideal, mas com mmuita saúde e comedimento.
beijo grande!!

 

Blog Template by YummyLolly.com